Um ônibus que transportava torcedores do Corinthians capotou na Rodovia Fernão Dias, entre Brumadinho e Igarapé – na região metropolitana de Belo Horizonte – em acidente que deixou ao menos oito mortes na madrugada deste domingo (20), conforme informaram as autoridades mineiras.
Eles retornavam para São Paulo após assistirem o confronto entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão, na noite de sábado (19). O veículo transportava 43 passageiros e 27 ficaram feridas.
Em Campos dos Goytacazes, semanalmente temos ônibus e vans saindo lotadas com destino ao Rio de janeiro para jogos no Maracanã e Engenhão.
Centenas de torcedores pagam valores até considerados baixos pela ida e volta, mas nenhum deles sabe realmente quais são as condições desses veículos.
Questões essenciais como pneus em boa forma, cintos de segurança transversais, carros vistoriados e motoristas com habilitação e mentalmente aptos não são informados.
Essas viagens ao Rio de Janeiro tornaram-se de grande interesse dos consumidores torcedores e dos proprietários desses veículos que encontram nessas viagens, uma fonte de renda enorme.
O IMTT deveria chamar oficialmente esses organizadores de excursão a estádios para uma reunião em que direitos e obrigações fiquem claras para que haja um trabalho prévio de segurança evitando ao máximo por em risco a integridade dos campistas.
O Ministério Público também poderia, por dever de ofício, traçar um Termo de Ajustamento de Conduta preventivo que reforçaria o monitoramento.
Há relatos de desleixos quando ao cuidado com alguns meios de transporte e isso pode ser uma bomba preste a explodir. Cabe as autoridades constituídas e a própria Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores fiscalizar essa nova fonte financeira que cresce a cada dia em nosso município.